quinta-feira, 31 de maio de 2007

TEXTO: Jornalismo diário
AUTOR: Frederico de Queiroz

Capas de jornais de todo o mundo

Ao passar por uma banca de jornal é costume observar uma multidão espremida à sua face lateral tentando ler as manchetes que aparecem em suas capas. Estas, poucas que são, cabem nos 4 metros quadrados da área destinada à exposição dos noticiários.
Porém, com o avanço da tecnologia as “bancas” se tornaram do tamanho da terra e os 4 metros são hoje infinitesimais. Estas mudanças se devem ao poderoso instrumento da Internet no qual os leitores podem visualizar no site: (http://www.newseum.org/todaysfrontpages/) as principais capas de jornais do mundo. O leitor eletrônico pode escolher um “pontinho” em qualquer lugar no planeta e ver a capa principal jornal daquela área.
Nos tempos atuais as facilidades encontradas são realmente significativas. Não é mais necessário se espremer para ler a principal manchete postada na banca de revista. Todavia resta a discussão “será que a leitura através do computador apresenta o mesmo gostinho de leitura na banca e, às vezes, inicia um bate papo com o desconhecido do lado?” Esta questão só o tempo poderá responder.

2 comentários:

Aprendendo a Criticar disse...

Olá galera....muito legal a nota.
Valeu

Anônimo disse...

Prezado Frederico

Estou crusando o 1º período de comunicação social e me interesso bastante na área de jornalismo. Este site com as principais capas do mundo é realmente interessante. Através dele podemos observar o regionalismo da escrita no Brasil, e os diferentes estilos de jornais de todo o mundo.
Valeu pela dica!!!